Farmácia e medicação >

Conhecimento e Grupos de Trabalho

A Área de Farmácia e do Medicamento tem vários grupos e comissões para avançar e promover as entidades associadas neste âmbito:


Comissão de Responsáveis de Farmácia

A Comissão de Responsáveis de Farmácia é composta por farmacêuticos de centros de saúde (hospitais, socio-sanitários e Atenção primária) e instituições associadas ao CSC. O seu papel é estabelecer um quadro compartilhado de ação e consenso nos diferentes campos da política do medicamento e a eficiência e sustentabilidade na gestão do serviço farmacêutico.

O coordenador é o Dr. Antoni Gilabert, diretor do Departamento de Farmácia e do Medicamento do CSC, com o apoio dos membros da Comissão Executiva de Farmácia.

Comissão Executiva de Farmácia

A Comissão Executiva de Farmácia é formada por um pequeno grupo de pessoas designadas pela Comissão de Responsáveis de Farmácia para gerir as questões relacionadas com a Farmácia e o Medicamento de maneira ágil e sem ter de convocar o plenário da comissão. A Comissão Executiva conta também com a assessoria das pessoas responsáveis por outras comissões do CSC: Atenção Primária, Saúde Mental, Atenção Intermédia e Gestão Saúde.

Os coordenadores são o Dr. Antoni Gilabert, diretor da Àrea de Farmácia e do Medicamento do CSC e do Dr. Josep M. Guiu, Chefe de Planejamento Farmacoterapêutico e Coordenação do Departamento de Farmácia e Medicação do CSC.

Comissão Assessora de Farmácia e do Medicamento

A Comissão Assessora de Farmácia e do Medicamento é responsável de assessorar e propor as principais linhas da política de medicamentos do CSC e a traslação ao setor. É composta por farmacêuticos, gerentes, diretores assistenciais, responsáveis pela saúde mental, atenção intermédia, sistemas de informação e económico-financeiros.

Os coordenadores são a Dra. Cristina Roure, chefe do serviço de farmácia do Consorci Sanitari de Terrassa (CST); o Dr. Xavier Pérez, diretor assistencial de Serveis de Salut Integrals del Baix Empordà (SSIBE) e do Dr. Antoni Gilabert, diretor da Àrea de Farmácia e do Medicamento do CSC.

Grupos de trabalho

Um dos aspetos a serem promovidos pelo CSC é a criação de grupos de trabalho específicos nas áreas de interesse dos associados e que requerem trabalho técnico para chegar a conclusões e compartilhá-las. Alguns dos grupos de trabalho iniciados são:

  • Resultados de saúde
  • Medicamentos bio-perigosos
  • Gestão de medicamentos imunossupressores seletivos

O coordenador é o Dr. Josep M. Guiu, chefe de planejamento farmacoterapêutico e coordenação do Departamento de Farmácia e do Medicamento do CSC