Infoclínic, uma ferramenta do csc para gerir o gasto farmacêutico

O Infoclínic é um aplicativo criado pelo CSC que permite explorar os dados do CatSalut sobre o relatório do gasto farmacêutico para contrastar o comportamento do próprio centro em relação aos objetivos traçados, melhorar o cumprimento e evitar penalizações.

Baixe a Apresentação do Infoclinic (PDF 2,5 Mb)

O Serviço de Saúde Catalã projeta uma série de objetivos para os centros de atendimento, entre os quais se destacam o controle de gastos em farmácia, tanto no nível de atenção primária como da distribuição ambulatorial nos hospitais. O Infoclínic é um produto criado pelo CSC que permite explorar os dados do CatSalut sobre o controle do gasto farmacêutico para contrastar o comportamento do próprio centro em relação aos objetivos propostos, melhorar o cumprimento e evitar penalizações.

O que é Infoclínic e quais suas finalidades para os centros/profissionais

  • O Infoclínic é um serviço que permite gerir a informação de distribuição farmacêutica. Todo mês o CatSalut informa sobre as receitas distribuídas por ordem dos profissionais de cada entidade. Dessa informação são extraídos indicadores de seguimento da distribuição, que são difíceis de calcular, que variam a cada ano e que envolvem complicados processos (manutenção do catálogo de produtos farmacêuticos, manutenção de indicadores, etc). O CatSalut calcula esta informação a nível macro, por entidade e por centro. O Infoclínic permite levar esse cálculo até o nível micro, dentro do centro, por profissional, por equipe ou nos grupos que necessitem. Assim, a equipe de diretores da entidade é capaz de administrar o cumprimento desses objetivos reforçando a informação com todos os profissionais.
  • Poderíamos dizer que o CatSalut proporciona dados de toda a Catalunha até a porta do centro e o Infoclínic proporciona dados "centro adentro" até o profissional. É necessário que o ponto de encontro dois sistemas (os dados a nível de centro) se cruzem perfeitamente para que os resultados sejam válidos. Com o Infoclínic conseguimos que o cruzamento de dados seja conforme os gerados pelo CatSalut. E quando há um desvio esse é verificado e resolvido.
  • Além disso, o Infoclínic adiciona indicadores próprios que permitem medir melhoras nas prescrições de medicamentos. Também permite analisar essa informação de diferentes pontos de vista para fazer explorações de acordo com a informação de distribuição e permite fazer comparações (benchmarking) entre entidades, criando indicadores próprios e outras personalizações em função do que mais convenha ao centro.

Presta serviço a quantos associados?

  • O InfoClínic não é oferecido apenas aos associados do CSC mas também a todas as entidades prestadoras de serviços do CatSalut que necessitem dele. Atualmente o aplicativo é utilizado por 29 entidades, das quais 5 não são centros associados ao Consórcio.

Quais as vantagens do InfoClínic?

  • Se as equipes de sistemas de informação de cada entidade tivessem que realizar esse trabalho, para o qual é necessário um engenheiro especializado em informática, durante um ou dois dias por semana, os custos seriam muito elevados para todos. Com o InfoClínic podem ser feitas economias de escala e alguns procedimentos podem ser feitos uma única vez. Agregando centros, os assinantes podem se despreocupar com os trabalhos pesados e complicados e concentrar atenção em outras áreas como, por exemplo, conseguir novos indicadores anuais e ajustar o sistema.
  • A vantagem do Infoclínic, neste caso, é tanto a versatilidade (o poder pedir mudanças e novos indicadores e as ferramentas disponíveis para os profissionais criarem seus próprios indicadores) como a integração: Infoclinics permite que os dados possam ser utilizados tanto pelos profissionais do sistema de informação, como pelos usuários do departamento de farmácia ou outros departamentos.

 

Quais os próximos desafios para InfoClínic?

  • O mais importante é ultrapassar a barreira dos indicadores econômicos e chegar até os assistenciais. Voltar às origens. O Infoclínic no começo funcionava como o CMBD-AH (registro de altas hospitalares), para conseguir indicadores assistenciais. Agora funciona como informação de distribuição por médico e não por paciente. Informação econômica, indicadores de seguimento econômico, e não de se está sendo bem utilizados na prescrição. O que todos os usuários solicitam, e onde queremos chegar, é adicionar a informação do paciente e fazer uma união com a informação de outras fontes: o registro do CMBD de atenção primária de hospital e de urgências. Ao mesmo tempo, também está a trabalhar para incorporar dados hospitalários e resultados de saúde.

Equipe profissional:

     Mario Rabasseda, da equipe de sistemas CSC, é o autor do programa no qual o Infoclínic se baseia
     Marcos Azuaga, informático da equipe de sistemas da CSC