Associação >

Comissões e grupos de trabalho

As Comissões e Grupos de Trabalho são os principais órgãos de participação dos associados na atividade do CSC. Nas Comissões são produzidas, constante, trocas de informação e conhecimento e são elaborados os posicionamentos coletivos dos associados em relação às diversas áreas de atuação.

Esses posicionamentos transportam o CSC aos centros de decisão das políticas de saúde, de assistência social e laboral, diante do que o Consórcio representa os interesses dos associados.

Comissões

Comisión de Atención Intermedia (Comissão de Atenção Intermediária)

A Comissão de Atenção Intermediária nasceu a partir da necessidade de mais participação dos associados no âmbito sociossanitário. A provisão de atenção intermediária integrada com o restante dos centros de saúde e de atendimento a pessoas dependente de cuidados desenha o ambiente com base no qual trabalha.

A comissão se reúne a cada dois meses e seus membros são responsáveis pelo atendimento sociossanitária dos centros associados ao CSC.

O coordenador é o Dr. Benito Fontecha, chefe do serviço de geriatria do Consorci Sanitari Integral

Comisión de Psiquiatría y Salud Mental (Comissão de Psiquiatria e Saúde Mental)

Esta comissão quer reforçar o papel da saúde mental em nosso sistema de saúde. Assim, nos últimos anos se tem priorizado a consolidação de um paradigma proposto pela Própria Comissão, onde um determinado território deve gerar recursos assistenciais de diferentes níveis necessários a fim de permitir um sistema integrado de recursos e atendimento integral às pessoas. Além disso, também tem dado preferência a implantação de novas ações em saúde mental.

A Comissão se reúne a cada dois meses e seus membros são os responsáveis pela psiquiatria e saúde mental dos centros associados ao CSC.

O coordenador é o Dr. Diego J Palao, diretor executivo do serviço de saúde mental da Corporació Sanitària Parc Taulí

Comisión de Sector de Atención Primaria

A Comissão de Setor de Atenção Primária é uma Comissão conjunta do CSC com La Unió, e busca a possibilidade de criar estratégias para influir no sistema de atenção primária catalã e que se possa sentir uma voz diferente da majoritária do ICS.

Além disso, também tem o propósito de difundir toda a informação de interesse do setor dando ênfase a Atenção Primária, potenciar a participação das equipes diretivas e profissionais nos diferentes grupos de trabalho e criar um âmbito de formação conjunta por seus membros.

A Comissão se reúne a cada dois meses e seus membros são os responsáveis pela Atenção Primária dos centros associados ao CSC e a La Unió.

A coordenadora é Sònia Pérez, chefe do serviço de Atenção Básica da Badalona Serveis Assistencials.

Comissão Consultiva de Farmácia e Medicamentos

A Pharmacy and Drug Advisory Commission é responsável por aconselhar e propor as principais linhas da política de medicamentos da CSC e sua tradução para o setor. É composto por farmacêuticos, gerentes, gerentes de saúde, pessoas responsáveis pela saúde mental, cuidados intermediários, sistemas de informação e econômico-financeiros.

Os coordenadores são a Dra. Cristina Roure, chefe do serviço de farmácia do Terrassa Health Consortium (CST); o Dr. Xavier Pérez, diretor adjunto de Serviços Integrais de Saúde do Baix Empordà (SSIBE) e do Dr. Antoni Gilabert, diretor do Departamento de Farmácia e Medicamentos do CSC.

Comissão das Diretrizes Assistenciais

Esta Comissão surgiu de uma antiga subcomissão formada pelos médicos diretores a partir da necessidade de adaptação dos associados à realidade das diretrizes e da incorporação de outros perfis diretivos como os diretores de processos clínicos transversais ou diretores de enfermaria.

Tem como objetivos: manter a presença e vontade das diretrizes assistenciais dos centros associados nos lugares de decisão, ser interlocutores diante da administração e abrir modelos de participação.

A Comissão se reúne a cada dois meses e seus membros são os responsáveis pelas diretrizes assistenciais, diretrizes médicas e/ ou de enfermaria dos centros fornecedores associados ao CSC.

A coordenadora é o Dra. Cristina Carod, diretora assistencial do Badalona Serveis Assistencials (BSA).

Comissão de Pesquisa Qualitativa em Saúde

Em 2007, a realização dos cursos sobre pesquisa qualitativa no CSC, permitiu identificar a necessidade de contribuir com o desenvolvimento dos grupos de pesquisas dos associados neste âmbito metodológico. Para isso foi criado a Comissão de Pesquisa Qualitativa em Saúde com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades neste campo entre os profissionais dos centros associados e colaboradores.

A Comissão se reúne a cada dois meses e os membros que participam desta comissão são pesquisadores, profissionais e responsáveis por pesquisas dos centros prestadores de saúde da Catalunha.

A coordenadora é a Sra. Andrea Miranda, gerente de projeto e assistente de investigação do Serviço de Estudos CSC.

Comissão de Serviços Gerais

Esta Comissão nasceu diante da necessidade de um espaço de debate e reflexão que permitisse buscar e encontrar soluções de problemas comuns por parte dos responsáveis pelos serviços gerais das entidades associadas ao CSC. Entre os objetivos principais está a busca de possibilidades de colaboração na Administração e nas entidades associadas, promover o intercâmbio de experiência entre os diferentes associados e estabelecer um posicionamento conjunto sobre os temas que gerem preocupação.

A Comissão se reúne a cada dois meses e seus membros são os responsáveis pelos serviços gerais dos centros provedores associados ao CSC.

Seu coordenador é o Sr. Jaume Castellano, diretor de serviços do Consorci Hospitalari de Vic.

Comissão econômica- financeira

A Comissão foi criada em 2014 para os pedidos de vários parceiros, para abordar as questões que são de interesse tanto do ponto de vista económico e do ponto de vista de legal e regulamentar que os afetam.

Quando a Comissão se reúne questões econômicas técnicas são consideradas de interesse para apresentar, compartilhar e discutir com todos os responsáveis para os associados económicos e financeiros.

O coordenador é Ms. Victoria Rovira, diretor da Fundação de Gestão Financeira Saúde Hospital de Sant Pau.

Comissão Executiva de Farmácia

O Comitê Executivo de Farmácia consiste de um pequeno grupo de pessoas designadas pela Comissão de Manipuladores de Farmácia para administrar as questões relacionadas a Farmácia e Medicamentos de maneira ágil e sem ter que convocar o plenário da comissão. O Comitê Executivo também conta com o conselho das pessoas responsáveis por outras comissões do CSC: Atenção Primária, Saúde Mental, Cuidados Intermediários e Gestão de Saúde.

Os coordenadores são o Dr. Antoni Gilabert, diretor do Departamento de Farmácia e Medicamentos do CSC e do Dr. Josep M. Guiu, Chefe de Planejamento Farmacoterapêutico e Coordenação do Departamento de Farmácia e Medicação do CSC.

Comissão Responsável pela Farmácia

A Comissão de Gerentes de Farmácia, composta por produtos farmacêuticos de centros de saúde (hospitais, assistência social e Atenção Primária) e instituições associadas ao CSC. Seu papel é estabelecer um quadro compartilhado de ação e consenso nos diferentes campos da política de drogas e a eficiência e sustentabilidade na gestão do serviço farmacêutico.

O coordenador é o Dr. Antoni Gilabert, diretor do Departamento de Farmácia e Medicamentos do CSC, com o apoio dos membros da Comissão Executiva de Farmácia.

Comissão Social

A Comissão Social foi criada para atender às necessidades de uma parte dos associados com as atividades de atendimento a pessoas dependentes de cuidados.

Os membros que fazem parte da Comissão Social são os responsáveis pela assistência social dos prestadores de serviços de atendimento a pessoas dependentes de cuidados, associados ao CSC. A Comissão se reúne a cada dois meses de forma conjunta com a Comissão de Gestão Social do CSC.

O coordenador é o Sr. Manel Valls, diretor geral de Sant Andreu Salut.

Comissão Técnica Econômica

Esta Comissão foi criada em abril de 2010. Ele é concebido como um comitê de especialistas formado por economistas vários associados que realizam estudos e análises de interesse para os membros na área financeira.

Os participantes do Comitê são:

  • Carles Abelló, diretor econômico e financeiro do Hospital Sant Joan de Reus
  • Meritxell Bros, diretor financeiro e financeiro e serviços gerais do Consórcio de Saúde de Anoia
  • Montse Garcia, diretor de economia financeira dos Serviços Integrados de Saúde do Baix Empordà
  • Rosa Garcia, diretora econômica do Hospital Clínico de Barcelona
  • Francesc Luque, diretor de economia, finanças e patrimônio da Corporació Sanitària Parc Taulí
  • Sergio Oleaga, diretor econômico e financeiro do Consórcio Integrado de Saúde
  • Carme Padullés, diretora de economia e serviços, Granollers Asylum Foundation
  • Esther Peláez, diretora econômica do Consorci Mar Parc de Salut de Barcelona
  • Natalia Pérez, diretora econômica e financeira do Hospital Sant Joan de Déu
  • Maria Raventós, chefe de estratégia e operações da Corporació Sanitària Parc Taulí
  • Xavier Verdaguer, diretor econômico e financeiro do Terrassa Health Consortium

A coordenadora é Ms. Victoria Rovira, diretor financeira da Fundació de Gestió Sanitària Hospital de la Santa Creu i Sant Pau.

Grup Promotor RS-CSC

El Grup Promotor de Responsabilitat Social del CSC està impulsat i coordinat per la responsable de RS del CSC, Marta Moles, i format per entitats associades al CSC:

  • Elisabet Asensio, coordinadora d'RSC de Badalona Serveis Assistencials
  • Cristina Iniesta, adjunta a gerència del Parc de Salut Mar
  • Maria Mateu, cap d'RSC de l'Hospital Clínic de Barcelona
  • Anna Fuster Muñoz, tècnica de Medi Ambient del Servei de Prevenció i Medi Ambient mancomunat - Responsabilitat Social del CHV
  • Marcel Esteve, procés de participació-atenció al ciutadà del Consorci Sanitari Integral
  • Clara Finazzi, cap de la unitat d'RSC de la Diputació de Barcelona
  • Anna Rodríguez Cala, direcció d'estartègia i RSC a l'Institut Català d'Oncologia

Sub-comissão de Trabalho Social de Agudos

A finalidade desta sub-comissão é também o apoio aos assistentes sociais que trabalham nos hospitais de agudos.

A Comissão se reúne a cada dois meses e os membros são trabalhadores sociais dos centros agudos da Catalunha.

A coordenadora é a Sra. Noemí Pou, chefe do serviço de assistência social do Consorci Sanitari del Maresme.

Subcomissão de Trabalho Social Sociossanitária

Este grupo de trabalho foi criado a mais de 10 anos para apoiar àqueles profissionais que prestam assistência social dos centros sociossanitários. Tem como objetivo potenciar o conhecimento e participação dos diferentes centros ao mesmo tempo em que busca criar um ambiente de formação, debate e reflexão de temas importantes abordados pelos participantes.

A Comissão se reúne a cada dois meses e os membros são trabalhadores sociais dos centros sociossanitários da Catalunha.

A coordenadora é a Sra. Elisabeth Alsina, coordenadora de trabalho social em Sant Andreu Salut.

Grupos de trabalho permanente

Grupo de Avaliaçao da Integraçao Assistencial (GAIA)

O GAIA é um grupo de trabalho que reúne organizações que colaboram com o Departamento de CSC no desenvolvimento de investigação aplicada na integração de cuidados de saúde no sistema de saúde catalão. Os principais objectivos são desenvolver ferramentas para medir a integração de cuidados, avaliar a integração da saúde em diferentes ambientes Catalunha a partir de diferentes perspectivas e abordagens metodológicas e, finalmente, propor recomendações e estratégias para melhorar a integração dos cuidados na região.

O grupo é liderado pelo Departamento de Pesquisa da CSC e envolveu membros dos Serviços de Saúde do Baixo Emporda Badalona Serviços de Saúde Grupo SAGESSA, Parc de Salut Mar, ICS PAMEM a Fundação Emporda Saúde, Consórcio Saúde Terrassa e Consortium Hospital Vic. O GAIA é um grupo aberto à participação dos associados interessados ​​na análise da integração da saúde.

Grupo de Trabalho de e-cap

Este grupo foi criado a partir da necessidade das entidades associadas usuárias do aplicativo e-cap, desenvolvido pelo ICS, de ter um ponto de encontro para discussões de seus requerimentos funcionais a fim de levá-los a mesa de desenvolvimento do e-cabeza, na qual CSC participa.

Seu coordenador é o Sr. Mario Rabasseda, responsável pelo sistema de informação do CSC.

Grupo de Trabalho de responsáveis pela comunicação

Este grupo de trabalho foi constituído em 2011. Seu propósito é gerar um fórum onde os responsáveis pela comunicação dos centros de saúde e/ou assistência social das entidades associadas encontrem a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências. São compartilhadas ideias sobre problemáticas comuns que surgem em todos os centros, desde a necessidade de criar planos de comunicação e estratégias de comunicação interna, protocolos sobre confidencialidade, contratos com meios de comunicação, formação de porta-vozes, uso de ferramentas como as webs, intranet ou redes sociais, entre outros.

O grupo se reúne três vezes ao ano, os membros são os responsáveis pela comunicação dos centros associados ao CSC.

A coordenador é a Sr. Sergi Estudillo, responsável pela comunicação do CSC.

Grupo de trabalho pontual

  • Grupo de Trabalho de Atendimento Centrado na Pessoa
  • Grupo de Trabalho de Competências Avançadas de enfermagem (2 grupos)
  • Grupo de Trabalho de Diálise Peritoneal
  • Grupo de Trabalho de DMA MHDA
  • Grupo de Trabalho de DMA receita
  • Grupo de Trabalho de faturamento a Terceiros
  • Grupo de Trabalho de Objetivos Parte Variável CatSalut
  • Grupo de Trabalho de Observatório de Subagudos
  • Grupo de Trabalho de Sistemas de Pagamento (4 grupos)