Em 2002 o CSC estabeleceu um convênio de colaboração com a Universidade Pompeu Fabra com a intenção de promover a formação em saúde pública como estratégia de apoio à gestão de serviços de saúde. Em virtude deste convênio o CSC concede bolsas anuais para facilitar a participação de outros tantos profissionais da saúde que desejem realizar o Mestrado em Saúde Pública. As bolsas de estudo compreendem um desconto de dois terços do preço da matrícula (66%), são disponibilizadas mediante convocação pública na qual podem participar as pessoas pré-inscritas no Mestrado que as solicitem.

Os beneficiários realizam a pesquisa para as teses nos âmbitos de ação do CSC e seus associados: políticas de saúde, organização e gestão dos serviços de saúde e serviços sociais (hospitais, atenção primária de saúde, sociossanitário, atendimento a pessoas dependentes de cuidados, etc) e saúde pública no âmbito municipal, colaborando com algum de seus departamentos e associados e frequentemente sob a direção do Serviço de Estudos.

Os principais critérios considerados no processo de seleção são:

  • A procedência: priorizando os trabalhadores/ os de instituições associadas ou administradas pelo CSC e os estudantes latino-americanos.
  • O interesse demonstrado nos âmbitos de política de saúde, organização e gestão dos serviços de saúde (hospitais, atenção primária de saúde, sociossanitário, etc) e/ ou saúde pública no âmbito municipal.

Desde sua instauração, um total de 14 estudantes da América Latina e Europa tem elaborado suas teses em temas relacionados com a integração de serviços de saúde, atenção à política imigrante e mecanismos de atribuição com base populacional e saúde pública.

Para solicitar mais informação e realizar a inscrição entre em contato com a Secretaria de Mestrado através de seu e-mail: salut.publica(ELIMINAR)@upf.edu