Conhecimento >

Serviço de estudos (SEPPS)

Atividades de divulgação

Além das publicações a contribuição, o intercâmbio de experiências e conhecimentos é realizado por meio de diversos mecanismos: organizando seminários e com apresentações técnicas na sede de Barcelona, bem como participando de congressos onde se encontram os diversos agentes que interatuam nos sistemas de saúde, lecionando módulos em cursos de projeção nacional e internacional.

Apresentações técnicas

Pelo décimo terceiro ano consecutivo o Consórcio de Saúde e Social da Catalunha organiza apresentações mensais sobre temas de interesse para o desenvolvimento dos sistemas de saúde, relativos às políticas sanitárias, a gestão de serviços de saúde e a saúde pública.

As apresentações, gratuitas e abertas a todos os interessados são realizadas uma quinta-feira de cada mês, entre às 14h e às 16h na sede do CSC.

As confirmações de presença devem ser enviadas usando o link de inscrição da sessão correspondente.

Comissão de Investigação Qualitativa em Saúde

Mais informação

Atividades docentes

Os sistemas de saúde e suas políticas

O objetivo do módulo é dar uma visão geral das funções e organização dos sistemas de saúde, bem como analisar as ferramentas de gestão básicas dos serviços de saúde. Tem feito parte de diversos Mestrados e atualmente no Mestrado em Saúde Internacional da Universidade Autônoma de Barcelona.

Baixar documentos sobre sistemas de saúde (em castelhano)

Introdução à investigação qualitativa aplicada em saúde

Foi elaborado um curso que introduz técnicas qualitativas que são utilizadas com maior frequência em análise da saúde e os serviços de saúde para o diagnóstico de situação e o planejamento, avaliação ou análise de factibilidade de intervenções. Este curso tem sido realizado em vários mestrados de projeção nacional e internacional. Atualmente é oferecido o Mestrado em Saúde. Internacional e Cooperação da Universidade Autônoma de Barcelona, no Mestrado em Cronicidade e Dependência da Universidade Pompeu Fabra e Universidade Autônoma de Barcelona e no curso de formação contínua para os profissionais de saúde, oferecido pela UCf.